Tuesday, April 19, 2011
Hey Jude
Thursday, April 7, 2011
Pie Jesu (Lloyd-Weber)
Esta é uma dessas músicas que tem uma nota só fora do alcance da mini harmônica. A solução, simplesmente não tocar a nota. Esse é um desses casos que a nota pode até passar desapercebida.
Greensleeves
Esta música é comumente atribuída ao rei Henrique VIII. Ele a teria composto para a sua futura esposa Ana Bolena, quem ele mais tarde mandaria executar. Existem várias versões para essa música e essa é uma adaptação para a mini harmônica.
Wednesday, April 6, 2011
I still haven't found what I'm looking for
O U2 é uma das bandas mais populares do mundo e Bono Vox, o seu vocalista, toca harmônica em algumas das músicas do grupo, como em “Desire” do disco "Rattle and Hum".
“I still haven't found what I'm looking for” é uma das músicas mais conhecidas da banda e, com a exceção de uma nota, pode ser toda tocada na mini harmônica. O problema está em “what I'm look-” de “But I still ha-ven't found what I'm look-ing for”. Deveria ser tocada uma nota bem mais grave nesse ponto. Em casos como esse, nós podemos simplesmente repetir a nota “1” (primeira nota soprada). É claro que não fica igual ao original mas a maioria das pessoas não chega nem a notar a diferença.
I still haven't found what I'm looking for
Happy Birthday to You
Cultura Mini Harmonica
Uma das primeiras músicas que quase todo mundo quer saber tocar é “Feliz Aniversário” (Happy Birthday to You). O problema dessa música é que existe uma nota nela que não temos na Mini Harmônica. Essa nota seria entre o -3 e o -4. Algo como -3,5. Para poder tocá-la, você pode usar um truque muito comum. Ele consiste em simplesmente não tocar essa nota. Não funciona em todos os casos, mas funciona nessa música. Simplesmente não toque nada no último “HAPPY” mas imagine a nota na sua mente e toque a nota seguinte. As pessoas estão tão acostumadas com a melodia que elas até pensam que você tocou a nota. Experimente!
Monday, April 4, 2011
I’m leaving on a jet plane
Muitas vezes temos que adaptar uma música para poder tocá-la na mini harmônica por que as notas simplesmente não estão no instrumento. Isso só é possível em alguns casos onde a parte afetada não é muito marcante para a melodia.
Esse foi o caso com “I'm Leaving on a Jet Plane”. Apesar de não ser como no original, a música é facilmente reconhecida.
Ode to Joy
Essa é uma das músicas mais conhecidas do mundo e se tornou recentemente o hino da União Europeia.
Existe só um pequeno problema para tocá-la na mini harmônica, existe uma nota mais grave e fora do alcance do instrumento. Em alguns casos como esse nós podemos usar um truque que seria o seguinte, tocar a mesma nota só que uma oitava acima.
Veja como fica e se você percebe que nota é essa.
Tablatura para a Mini Harmonica
Para facilitar o aprendizado de novas músicas, vamos utilizar um sistema de números para representar as notas. Esse tipo de sistema é chamado de “tablatura” e faz com que se possa saber a sequência das notas de uma música sem ser necessário saber ler partitura.
Usaremos quatro números (1, 2, 3 e 4) representando os orifícios da esquerda para a direita, e o sinal “-” que representa aspirar. Portanto, “1” significa soprar no primeiro orifício e “-3” significa aspirar no terceiro orifício. A escala completa é:
1 (DÓ), -1 (RÉ), 2( MI), -2 (FÁ), 3 (SOL), -3 (LÁ), -4 (SI) e 4 (DÓ).
Atenção:
Note que depois de “-3” não é “4”, mas sim “-4”. Isso é para que o primeiro e o último DÓ sejam os dois soprados.
Pratique tocar a escala e logo você estará pronto para tocar suas primeiras músicas.
Como tocar a Cultura Mini Harmonica
Tocar uma nota isolada, sem que outras soem também, é difícil no início pois os orifícios são muito pequenos e próximos uns dos outros, mas com tempo e treino você consegue.
Existem 3 maneiras de como colocar os lábios no instrumento. Isso é chamado de “embocadura”.
A primeira é apertando bem os lábios como se você fosse soprar em um canudo bem fino. Essa técnica é conhecida como “pucker” e é a mais comum entre os principiantes.
A segunda é bloqueando alguns orifícios com a língua. Essa técnica é chamada de “tongue blocking”
E a última, chamada de “U-block”, consiste em fazer um “canal” com a língua isolando o orifício desejado.
Cultura Mini Harmonica
Atenção:
A Cultura Mini Harmonica não é um brinquedo e sim um instrumento musical. Ela não deve ser manuseada por crianças com menos de seis anos de idade e deve ter sempre a supervisão de um adulto.
Como segurar a sua Cultura Mini Harmonica:
Segure a Cultura Mini Harmonica com a corrente do chaveiro para o lado direito e os orifícios voltados para você. Insira o indicador direito no anel do chaveiro de modo a prevenir que você acidentalmente engula o instrumento.
A Cultura Mini Harmonica toca as oito notas de uma escala diatônica. Isso é, uma escala como dó, ré, mi, sol, la, si e dó uma oitava acima. Apesar de serem só oito notas musicais, é possível tocar uma grande quantidade de músicas.
Existem quatro orifícios no instrumento. Em cada um, quando você sopra você tem uma nota e quando você aspira, você tem outra.
Essas são as notas da Cultura Mini Harmonica:
Cuidados com a sua Cultura Mini Harmonica:
- Resíduos podem entupir o instrumento. Sempre esteja com a boca e os dentes limpos quando for tocá-lo.
- Guarde o instrumento no local apropriado.
- Por uma questão de higiene, nunca compartilhe o seu instrumento com outra pessoa.
Subscribe to:
Posts (Atom)